Iyengar Yoga, minha base

Iyengar Yoga, minha base
Fui professora de Hatha e Iyengar Yoga no Centro de Estudos de Yoga Narayana. O Yoga realmente mudou toda a minha vida.

sábado, 7 de maio de 2011

SOS Casamento

Hoje foi ao ar um novo programa do SBT, SOS Casamento, onde o marido trabalha na mesma empresa que eu, nos conhecemos há alguns anos.
A vida pessoal exposta assim em rede nacional, horário nobre, obviamente me fez parar para pensar no casamento! um relacionamento tão sério onde duas pessoas decidem dividir suas vidas, e com a chegada dos filhos, planejados ou não, a divisão fica maior, no caso deles quatro filhos.  
Me emocionei com a mulher implorando por atenção do marido, pois ele a transferiu quase que por completo ao filhos, deixaram de viver sua intimidade, ele passou a dormir no quarto das crianças e há um tempão foram levando a vida à trancos e barrancos, tentaram se separar, mas continuam juntos. No início do programa lavam roupa suja e colocam em números, de 0 à 10,  a relação à prova: amante, companheirismo, aparência, amor... as notas foram discrepantes, porque a frustação de cada um era diferente, então quando chegou no amor o marido deu nota 9 e a mulher 2, nooooossssaaaaaa, amor nota 2??? quanta desilusão, quanta falta de compreensão e o tão falado companherismo. A nota dele foi com uma outra visão, como ele disse de coração, enfim parei para pensar e me colocar no lugar do outro, é tão difícil às vezes olhar nos olhos e dizer o que se sente, mas dá para falar para uma pessoa estranha ou mesmo para uma câmera aquilo que aflige a alma? nada estranho, o ser humano clama por ajuda, e nem sempre, melhor, na grande maioria das vezes não é ouvido dentro da própria casa, assim ele acha até mais fácil falar com alguém de fora, pois este não fará julgamento apontando os seus erros do passado. E este pesa tanto, as pessoas se prendem ao passado em todos os sentidos, o que foi bom e ruim também, perda de tempo e energia, o que deveria ter sido feito antes já foi e o que machucou ou foi bom passou, paciência, fazer o que agora? ainda mais depois de 20 anos!!! ficar remoendo o passado não trará nada de novo, a pessoa fica presa nesse ranço e a vida não flui, não anda para frente.
No final a mulher não tinha esperanças, mas ainda estava com ele, então tinha esperanças bem lá no fundo. Não acreditava em nada que vinha dele e dizia se sentir muito incomodada com a presença dele, enfim quanta mágoa.
Viver esperando que o outro faça, que o outro diga e principalmente que o outro mude, meu Deus isso é transferência de responsabilidade! No final um pedido de casamento, a troca de alianças, sem cerinônia, fizeram mudar o semblante de ambos e a felicidade ficou expressa nos olhares. Os beijos trocados, o carinho, uma viagem surpresa, até pareciam adolecentes se descobrindo. Quanto tempo perdemos em não dizer para quem amamos aquilo que exatamente sentimos, e por que? achamos que não seremos ouvidos ou até chegamos a falar, mas como falamos? na história desse casal era em meio à brigas e cobranças, afastando o casal. As brigas faziam crescer uma tremenda fenda entre os dois. As crianças nem foram mencionadas no episódio, o que será que eles sentiam assistindo a tudo isso? que exemplo escolheriam seguir? o pai irônico ou a mãe neurótica? difícil saber.
Complicado pensar na nossa vida e nas nossas deficiências pessoais e com o outro, poderia ser tão simples, é tão bom ter carinho, atenção, companheirismo, amor, mas é tão difícil às vezes interpretar a necessidade do outro, talvez a gente nem queira saber!
Vou deixar a rua me levar, ver a cidade se acender, a lua vai banhar este lugar... numa determinada hora precisaremos parar e deixar que as coisas aconteçam mesmo, nem sempre teremos nas mãos a faca e o queijo, mas um dia teremos sim que arregaçar as mangas e tomar às rédeas da nossa própria história, acho que o destino depende disso, fazer agora, o melhor que possível para colher lá no futuro o fruto maduro, doce, saboroso ou nem tanto assim! mas não dá para deixar para tanto tempo depois, a vida passa!
Parabenizo este casal de coragem, espero de coração que eles se acertem e que sejam muito felizes!
Vou pensar melhor nas horas em que a paralisia emocional me pegar, aprendi a controlar a fúria, já é um bom caminho, mas preciso dizer mais o que sinto na hora em que sinto, principamente quando o sentimento é puro e pleno porque não sei por quanto tempo terei essa possibilidade.
Mãe, pai, amigos, irmãs (de sangue e de coração), amor da minha vida Bruno e pretinho Nestor amo vocês do fundo da minha alma, cada um representa algo muito espcial na minha vida e vale muito a pena existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário