Iyengar Yoga, minha base

Iyengar Yoga, minha base
Fui professora de Hatha e Iyengar Yoga no Centro de Estudos de Yoga Narayana. O Yoga realmente mudou toda a minha vida.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Receitinhas

É gripe? Yoga
Além do Ayurveda, o Yoga também ajuda o corpo a se fortalecer para combater as infecções. Alguns kriyas, posturas e pranayamas são capazes de regular o sistema imunológico.
Uma das técnicas mais conhecidas no Yoga para manter o sistema respiratório limpo e saudável é o jala neti, uma das práticas de kriya (purificação). O jala neti é um procedimento feito com água morna colocada em um recipiente chamado lota que lembra um bule. Coloca-se uma pitada de sal na água morna, tomba-se a cabeça para o lado e um pouco para frente e deixa a água entrar por uma narina e sair pela outra. É necessário fazer dos dois lados. Segundo um estudo da Wisconsin University, fazer uso do lota ajuda a diminuir os sintomas em pacientes com sinusite. Como o jala neti é um dos kriyas menos evasivos, pode ser feito por todos.
A prática de asanas também é capaz de ajudar no combate às doenças de inverno. Jeff Migdow, diretor da formação Kripalu Yoga em Nova York, diz que as melhores posturas de Yoga para esses problemas são as backbends, sempre com cuidado para não se lesionar, nem forçar demais a coluna. “A Saudação ao Sol também serve para tudo o que diz respeito à saúde, mas a melhor a postura para imunidade, especialmente no combate à gripe e ao resfriado, é a savasana”, comenta. O savasana é indicado para esse tipo de problema, pois relaxa e ajuda equilibrar a energia do corpo.
Quanto a técnicas respiratórias, dr. Ruguê recomenda fazer o nadi sodhana para equilibrar e manter a mente e o corpo em harmonia. Para expulsar o muco do sistema respiratório, as melhoras respirações são bhastrika e kapalabhati, pois esses dois pranayamas são bastante fortes, limpando o sistema respiratório.
Se mesmo com esses cuidados, você não conseguir escapar da gripe ou do resfriado, pode utilizar alguns preparados (além do citado acima) para aliviar os sintomas:

Gripe e resfriados
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de raiz de erva-doce
4 anis-estrelados
3 brotos de pinheiro
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo: Macere o anis-estrelado, o broto de pinheiro e a raiz de erva-doce e deixe por 2 minutos em fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar com a vasilha tampada.

Quando esfriar acresecente:
8 a 10 folhas de menta
1 colher (sopa) de tomilho

Modo de preparo: Macere bem todas as ervas, cubra com 1 xícara (chá) de mel e deixe por 6 horas em local fresco. Use como xarope, 3 colheres (sopa) ao dia

Tosse, gripe, broquite, pneumonia e catarro
Ingredientes:
200 g de seiva e casca de babosa
1 pedaço de gengibre
2 cabeças de alho cortadas
2 copos deágua
1 copo de açúcar
100 ml de mel

Modo de preparo: Ferva as ervas recomendadas durante 30 minutos e deixe esfriar. Tome 1 colher (sopa), 4 vezes ao dia. Criança: a metade da dose. Obs: não ferva o mel.

Fonte: O poder das ervas, André Rezende

Pastilhas de gengibre

Tirar a casa fina do gengibre, raspando-o com uma faca, e cortá-lo em cubos bem pequenos.
Acrescentar, para 1 kg de gengibre, 250g de sal marinho e suco de limão suficiente para espalhar o sal sobre os cubos, em um recipiente de vidro ou barro, de boca larga.
Durante o dia, tirar os pedaços de gengibre e colocá-los ao sol, e, à noite, colocá-los de volta na solução de limão com sal. Repetir esse procedimento até que evapore toda a solução de limão com sal, sobrando apenas os cubos de gengibre embebidos com os potenciais da solução. Secar os cubos ao sol e usá-los para chupar ou mascar.

Receita tirada do livro: “Ayurveda – Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia”, do médico Danilo Maciel Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário